Cerca de 70% do arroz consumido no país vem do RS. Para falar sobre possíveis impactos das chuvas nas plantações do grão, o podcast “De onde vem o que eu como” conversou com o presidente da Federação da Agricultura do Estado
Por Delmara Lopes,
Vinícius Gomes e
João Gandara
De G1.globo.com
Em: 05/09/2024
Diante da tragédia histórica que atingiu o Rio Grande do Sul, provocada pelas fortes chuvas desde o final de abril, cidades inteiras ficaram submersas e as produções agropecuárias do estado foram diretamente afetadas, com destaque para o arroz e a soja. Além das plantações inundadas, o agro no RS envolveu questões logísticas que dificultaram o escoamento dos alimentos para o restante do Brasil, já que estradas foram destruídas e centros de distribuição foram afetados. Uma das maiores preocupações da indústria e do governo federal é com o fornecimento de arroz.
O estado lidera essa produção: cerca de 70% do que é consumido no país sai do Rio Grande do Sul. Ainda não se sabe o quanto foi perdido, mas as fábricas e o governo planejam importar arroz. No entanto, o presidente da Farsul não vê risco de desabastecimento do grão no Brasil nos próximos 10 meses. Na vice-liderança da produção de soja, o RS tinha previsão de produzir 21,8 milhões de toneladas nesta safra, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Porém, por causa das enchentes o estado pode perder até 6% da colheita, aponta uma pesquisa do Datagro.
Cerca de 70% do arroz consumido no país vem do RS. Para falar sobre possíveis impactos das chuvas nas plantações do grão, o podcast “De onde vem o que eu como” conversou com o presidente da Federação da Agricultura do estado. Diante da tragédia histórica que atingiu o Rio Grande do Sul, provocada pelas fortes chuvas desde o final de abril, cidades inteiras ficaram submersas e as produções agropecuárias do estado foram diretas.
Plantação de arroz no Brasil Créditos: Agrolink |
No comments:
Post a Comment